Para que serve a creatina


Saiba o que é a creatina, como ela atua no organismo e como a suplementação pode auxiliar os atletas.


Descubra para que serve a creatina

A creatina é um dos suplementos mais utilizados por atletas que executam treinos de intensidade. Dentre eles estão os praticantes de fisiculturismo, musculação e corridas de curta distância, práticas que exigem força e explosão.

Ela consiste em uma substância que é naturalmente produzida pelo organismo, por meio dos rins, do fígado e do pâncreas, sendo um derivado de aminoácidos como a glicina, metionina e arginina. Também está presente de forma natural em alimentos de origem animal como as carnes, frango, peixe, frutos do mar, ovos, leite e seus derivados.

A maior concentração da creatina no organismo, está nos músculos esqueléticos. Mas, também se encontra em menor quantidade nos músculos lisos, no cérebro, coração e testículos.

O organismo sintetiza 1 grama de creatina por dia e é estimado que o consumo por meio da alimentação seja de mais 1 grama.

Porém, para quem precisa de mais energia para os treinos, essa é uma quantidade limitada e, portanto, a saída é a suplementação.


Para que serve a Creatina?

A suplementação de creatina é recomendada para aumentar a força, a potência e produzir a hipertrofia (aumento de massa muscular).

Aliada a uma dieta e a um plano de exercícios adequado, pode promover todos esses ganhos. Isso porque, está envolvida com a produção de ATP, que consiste na fonte de energia que os músculos utilizam durante a realização dos exercícios que são, predominantemente, anaeróbicos, ou seja, de curta duração e alta intensidade.

Exemplos desses exercícios são saltos, arremessos de peso, corridas de curta extensão e a musculação.

Apenas o consumo da creatina não é suficiente para aumentar a massa muscular, isso só vai ocorrer quando o suplemente está aliado aos treinos.

De forma resumida, o que a creatina faz é aumentar a tolerância ao esforço e retardar a fadiga, o que permite ao atleta usar cargas maiores e ter um desempenho com ganhos mais elevados. Além de promover o aumento de volume muscular.


Benefícios da creatina

  • Fornece energia;

  • Contribui para o aumento da massa magra;

  • Melhora as funções cognitivas;

  • Acelera a recuperação muscular e fortalece os músculos;

  • Previne a redução de massa muscular em pessoas idosas.


Como tomar a Creatina?

De acordo com a Anvisa, o indicado é o consumo de 3 gramas diárias da suplementação. O corpo e uma alimentação equilibrada serão responsáveis pela produção de mais 2 gramas.

A indicação do melhor momento para o consumo vai depender da finalidade e, portanto, a recomendação deve ser feita pelo profissional de nutrição esportiva ou Educação Física.

Pode ser diluída em água ou em outra bebida como leite, sucos e vitaminas.

O período de consumo do suplemento também deve ser indicado por um profissional.


Onde comprar?

Na Loja Empório Natural você encontra produtos de alta qualidade para aproveitar todos os benefícios proporcionados para o seu treino.

Acesse o site e confira.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Branca ícone do YouTube
google.png
selos_emporio.png