Benefícios do chá de hibisco



Conheça mais sobre o chá de hibisco e os benefícios que ele pode promover para a saúde.


Conheça os benefícios do chá de hibisco para a saúde

O chá de hibisco ficou muito famoso por auxiliar na perda de peso. Porém, os benefícios dessa planta não param por aí. Ela possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, sendo auxiliar na promoção da saúde e do bem-estar.

Também conhecida popularmente como Vinagreira, Rosélia, Quiabo-azedo, Azedinha, Caruru-Azedo, dentre outros nomes, seu nome científico é Hibiscus sabdariffa.

Os benefícios do seu chá para a saúde já eram reconhecidos por povos antigos há séculos, mas são recentes as pesquisas científicas em torno desses efeitos.

O chá é feito por infusão, a partir do cálice do botão das flores, que apesar de ser parecida com outras variedades de Hibisco, não é facilmente cultivada em jardins e, geralmente, é encontrada apenas nas lojas de produtos naturais.

A bebida tem um aroma muito agradável e pode ser consumida quente ou gelada. A seguir, vamos conhecer alguns dos principais benefícios que ela é capaz de promover para a saúde.


Benefícios do chá de hibisco

  • Auxiliar na perda de peso

As antocianinas, substâncias antioxidantes presentes no Hibisco, ajudam na prevenção do acúmulo de gorduras. O que elas fazem é reduzir o processo de produção de células adiposas.

Além disso, o chá é capaz de fazer o bloqueio da enzima amilase, que é responsável por converter amido em açúcar. Dessa forma, quando ingerido após as refeições, ocorre uma diminuição na absorção de carboidratos que seriam transformados em gorduras.

Esses efeitos contribuem para reduzir os depósitos de gordura dos quadris e abdômen, promovendo a perda de peso.


  • Redução do Colesterol

A redução dos níveis de colesterol se dá pela presença dos bioflavonoides e antioxidantes. O chá de hibisco promove a elevação das taxas do colesterol HDL, também conhecido como colesterol bom. Além de reduzir o LDL (colesterol ruim), e os triglicerídeos.

Isso contribui para proteger o sistema cardiovascular, prevenindo problemas como os ataques cardíacos.


  • Redução da pressão arterial

Por conta do seu efeito diurético, o chá de hibisco estimula os rins, promovendo a eliminação de líquidos acumulados no organismo. Dessa forma, ocorre a redução no volume de sangue e, consequentemente, a redução da pressão arterial.


  • Melhora a digestão

A bebida também pode ajudar no processo de digestão. Seus compostos ativos conseguem exercer efeito estimulante no intestino, o que facilita a passagem e a eliminação de bolos fecais. Para que possa promover esse efeito, é indicado o consumo do chá em jejum.


  • Elimina inchaço e retenção de líquidos

O chá de hibisco tem efeito diurético. Ele estimula a eliminação do inchaço e da retenção de líquidos, promovendo a eliminação dos excessos através da urina.

Comparado a outros chás que promovem o mesmo efeito, o Hibisco tem a vantagem de bloquear a ação da aldosterona, que é um hormônio que faz a absorção do sódio e da água nos rins, o que favorece o inchaço.


  • Previne a diabetes

Existem estudos que apontam a ação do chá de hibisco no controle dos níveis de açúcar no sangue, o que promove uma melhor atuação da insulina no organismo e contribui para prevenir o desenvolvimento de diabetes.


  • Previne o envelhecimento

Por conter antioxidantes, a bebida também é um importante auxiliar no combate ao envelhecimento. Essas substâncias reparam os efeitos causados pelos radicais livres nas células, evitando o surgimento de rugas, linhas de expressão, flacidez e manchas na pele.

Além disso, o chá faz a preservação do sistema imune, protegendo contra doenças neurológicas degenerativas, como por exemplo o Parkinson e o Alzheimer.


  • Previne o câncer

As propriedades antioxidantes deste chá também podem auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer. Os fitonutrientes que compõe a bebida, ajudam a reduzir os danos causados por radicais livres no DNA das células. Além disso, contém ácido protocatequínico, que é uma substância capaz de induzir a morte de células cancerosas.


Contraindicações do chá de Hibisco

O chá não é recomendado para gestantes e pacientes com pressão alta ou baixa.

Além disso, o consumo deve ser equilibrado, já que o excesso pode causar intoxicação e a eliminação excessiva de eletrólitos, como o potássio e o sódio.


Preparando o seu chá

Para o preparo da infusão, leve ao fogo 200ml de água. Quando iniciar a fervura, desligue o fogo e adicione 1 colher de chá rasa (5 gramas) de hibisco. Tampe o recipiente e aguarde de 3 a 5 minutos para que aconteça o processo de infusão. Em seguida, já pode ser consumido.

É importante fazer a certificação de estar utilizando as flores da planta Hibiscus sabdariffa. Além disso, procure sempre adquirir produtos naturais com empresas que tem garantia de qualidade e procedência.

Na Loja Empório Natural você encontra produtos de altíssima qualidade com o melhor atendimento. Clique e conheça a nossa loja.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Branca ícone do YouTube
google.png
selos_emporio.png