Benefícios da Meditação


Entenda como a meditação pode proporcionar benefícios para a saúde física e mental e porque você deveria começar a praticá-la.


Conheça os benefícios da meditação

A meditação é uma prática milenar oriental que vem se popularizando cada vez mais por conta dos benefícios que é capaz de proporcionar para a saúde física e mental.

Seu nome vem de “meditare”, palavra que tem origem no latim e significa voltar-se para o seu centro, desconectar-se do externo. Ou seja, a prática visa a busca pela concentração e observação das próprias emoções e pensamentos.

Geralmente, quando ouvimos falar de meditação, logo associamos isso a uma busca por calma, leveza, tranquilidade e paz interior. Todas essas associações são corretas, porém os benefícios promovidos por essa prática não param por aí.

Seus efeitos compreendem o bem estar físico e a saúde mental. Além de, para muitas pessoas, estar associada com a espiritualidade.

Estudos realizados desde a década de 70 acerca do efeito da meditação para tratamento de doenças, já apontaram que ela é capaz de amenizar dores crônicas, tratar a insônia, a depressão e até mesmo o câncer.

Se você ficou curioso para saber mais sobre os benefícios da meditação, então agora vamos pontuar alguns dos mais interessantes:


  • Reduz o estresse

O estresse é um problema comum enfrentado pela maioria das pessoas. Geralmente, é resultado de uma série de situações ou acontecimentos que a nossa mente tem dificuldade para compreender e organizar. Dessa forma, vai ficando cada vez mais pressionada e a tensão afeta o organismo como um todo.

Com a meditação, cria-se um espaço de observação da própria mente, sem julgamentos, apenas buscando compreender cada coisa. Esse espaço também ajuda a controlar a pressão sanguínea, criar um ponto de calma e com isto, o estresse tende a reduzir.


  • Desenvolve a concentração

A prática ajuda no desenvolvimento do foco e da concentração. Quando a atenção é direcionada, seja para partes do corpo ou para a respiração, a mente está sendo treinada para não se envolver em pensamentos vagos que possam ir roubando a atenção.

Isso auxilia em todos os aspectos da vida, para que se possa colocar a atenção plena no momento presente e se concentrar no que é preciso fazer.


  • Controla a ansiedade

A meditação também é uma importante aliada no controle da ansiedade. Ela ajuda a produzir calma e relaxamento e coloca os sentimentos em equilíbrio, de forma que se possa obter melhor controle sobre eles.

Um ponto importante, é que ela ajuda a enfrentar os acontecimentos do dia a dia como eles são, sem necessidade de sentir-se ansioso.


  • Auxilia no combate a insônia


A insônia é um problema comum e está atrelada a agitação da mente, o que provoca uma dificuldade em relaxar e descansar adequadamente. Por meio da meditação, torna-se possível acalmar esses pensamentos, de forma a produzir um relaxamento e proporcionar noites de sono mais profundo e restaurador.


  • Aumenta a imunidade

Um sistema imune debilitado favorece o aparecimento de doenças comuns como gripes, resfriados e até infecções. Problemas como a ansiedade e o estresse comprometem as defesas do organismo e, portanto, ao trabalhá-los por meio da prática meditativa, consequentemente, o sistema imune tende a se fortalecer.


  • Melhora a memória

Os praticantes dessa técnica milenar podem também observar melhorias no funcionamento da memória. Isso porque, ocorre uma reestruturação do cérebro, que compreende tanto o seu funcionamento quanto a parte neuroquímica. Dessa maneira, é possível treinar o raciocínio, obtendo melhor flexibilidade cognitiva e melhor saúde mental.


  • Melhora a saúde do coração

Diversas pesquisas associam a meditação com a redução de doenças que afetam o coração. Considerando os fatores que podem comprometer a saúde do sistema vascular, como aqueles decorrentes do comportamento ansioso, por exemplo, é possível tratar a base desses problemas e reduzir as chances de ataques cardíacos, derrames cerebrais e até mortes.


  • Melhora da saúde emocional

Ao se trabalhar questões relacionadas com a saúde da mente, consequentemente doenças como a depressão e ansiedade, passam a ser tratadas e prevenidas com maior facilidade.

A prática meditativa pode afastar de forma rápida pensamentos negativos que são muito comuns em quem sofre com depressão e outras doenças, melhorando significativamente a saúde emocional.


  • Melhora do seu relacionamento consigo mesmo e com os outros

Ao se obter maior compreensão sobre a própria vida, seus acontecimentos e o seu modo de agir diante deles, é possível atingir níveis de calma que possibilitam lidar melhor com os problemas tanto internos quanto externos, favorecendo não apenas a forma como você olha para si mesmo, mas também a sua relação com as pessoas.


  • Equilíbrio em todas as áreas da sua vida

Como podemos observar, a meditação traz benefícios para a saúde integral do nosso organismo. Mas, é claro que para uma vida realmente saudável é importante que a prática seja associada a uma boa alimentação, prática diária de atividades físicas e autocuidado.

A Empório Natural pode te ajudar nessa jornada rumo à plenitude. Conheça nossos produtos e desfrute de uma vida mais leve e natural.


  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Branca ícone do YouTube

Somente Loja e Pedidos no ABCD

google.png
selos_emporio.png

Novidades

Cadastre-se para receber as nossas novidades!

Empório Natural: Av. do Taboão, 4388 - Taboão, São Bernardo do Campo - SP | CNPJ: 09200490/0001-44 | PRAZO DE ENTREGA de 3 à 7 dias úteis (PAC, SEDEX) | Contato Comercial: (11) 4178-2423