Açúcar X Adoçante



Conheça quais são as diferenças entre o açúcar e o adoçante e saiba qual é a opção mais saudável para o seu tipo de dieta.


Diferenças entre açúcar e adoçante

A dúvida na hora de escolher entre açúcar ou adoçante é muito comum e conhecer as diferenças entre as duas opções ajuda a tomar decisões mais saudáveis.

Ambos os produtos são alternativas utilizadas para fornecer sabor doce aos alimentos. Porém, há diferenças no processo produtivo e na quantidade de calorias consumidas com eles.


Açúcar

O açúcar que compramos no supermercado é um produto feito a partir da cana-de-açúcar ou da beterraba. É, essencialmente, um carboidrato, nutriente que tem a função de fornecer energia para o organismo.

O tipo mais comum de açúcar é o refinado. Ele também é considerado como o mais prejudicial a saúde, já que no processo produtivo perde todos os seus nutrientes e ganha uma quantidade elevada de calorias.

O açúcar cristal, que é o segundo mais consumido, recebe menos aditivos químicos. Além disso, existem opções consideradas mais saudáveis como o açúcar mascavo, o demerara e o açúcar de coco.


Adoçante

Por sua vez, o adoçante é feito a partir de outras matérias-primas, como aminoácidos, ingredientes sintéticos e derivados da própria cana. Costuma fornecer poucas calorias ou nenhuma. Foi criado para ser uma alternativa ao açúcar.

Os tipos mais comuns de adoçantes são aspartame, feito a partir de bactérias e sacarina, que é a base de petróleo. Mas também existem opções mais naturais como o Xilitol e a estévia.


Diferenças

Como já citamos nas descrições, a principal diferença entre açúcar e adoçante está na quantidade de calorias. Uma grama de açúcar fornece em média 4 Kcal, enquanto o adoçante oferta uma quantidade bem reduzida ou nula.

Dessa forma, o adoçante se torna uma opção melhor para as pessoas que estão em dietas com fins de emagrecimento ou que, precisam restringir o consumo de açúcar por conta da saúde. É o caso, por exemplo, dos diabéticos.

O açúcar é considerado uma melhor opção para quem quer aumentar o peso, mas precisa ser consumido dentro de uma quantidade segura e, de preferência, em versões mais naturais possível.

Para a segurança e promoção da saúde, tanto o açúcar quanto o adoçante precisam ser consumidos de maneira equilibrada. O recomendado é o consumo médio de 25g de açúcar por dia. Pra quem consome adoçantes, isso equivale a 20 gotas ou 2 sachês da versão em pó.

É importante lembrar que refrigerantes, bolos, pães, iogurtes e outros alimentos prontos também contém açúcar na sua composição e ele precisa entrar nessa conta.


Faça escolhas mais saudáveis!

Conhecer o que comemos é o primeiro passo para fazer escolhas mais saudáveis. Os adoçantes naturais conferem o sabor adocicado aos alimentos, sem o acréscimo das calorias.

Portanto, pra você que deseja ter uma dieta mais equilibrada e saudável, é interessante investir nesta alternativa.

Na Loja Empório Natural você encontra opções de adoçantes naturais com ótimo custo-benefício e altíssima qualidade. Além de muitos outros produtos para promover a saúde e o bem-estar.

Visite o site e confira.



20 visualizações0 comentário
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Branca ícone do YouTube

Somente Loja e Pedidos no ABCD

google.png
selos_emporio.png

Novidades

Cadastre-se para receber as nossas novidades!

Empório Natural: Av. do Taboão, 4388 - Taboão, São Bernardo do Campo - SP | CNPJ: 09200490/0001-44 | PRAZO DE ENTREGA de 3 à 7 dias úteis (PAC, SEDEX) | Contato Comercial: (11) 4178-2423